quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)

Uma coisa que acho muitíssimo interessante é o MBTI, a teoria dos tipos psicológicos. Espero que vocês gostem também.


Parte I) História do MBTI, as dicotomias e os tipos psicológicos

Carl Jung foi um grande estudioso da personalidade humana. Em 1921 ele escreveu um livro chamado Tipos Psicológicos que envolveu muitas das suas maiores descobertas.

Anos depois, já na época da Segunda Guerra, duas mulheres, Katherine Briggs e Isabel Myers - mãe e filha respectivamente -, criaram um teste baseado na teorização de Carl Jung para ajudar as mulheres que trabalhavam nas indústrias e para promover a paz mundial, mostrando às pessoas as diferenças entre as personalidades e que isso poderia ser bem usado para criar harmonia.

Esse teste ficou conhecido como Myers-Briggs Type Indicator (Indicador tipológico de Myers-Briggs) em homenagem ao nome das desenvolvedoras. Essa é até hoje a principal ferramenta usada por psicólogos e psiquiatras para determinar tipos de personalidade.

O MBTI classifica as preferências do indivíduo em relação à pensamento, sentimento, sensação e intuição. E cada uma delas pode ter uma das duas orientações: introversão ou extroversão.

Mas antes de falar das funções, vamos às dicotomias. São elas:

- Extroversão/Introversão
- iNtuição/Sensação  (o N maiúsculo será explicado adiante)
- Feeling(Emoção)/Thinking(Razão)
- Julgamento/Percepção

Extroversão/introversão é sobre como a energia está voltada. Pessoas que absorvem energia pela interação social e o mundo exterior são extrovertidas e pessoas que absorvem energia em atividades de reflexão e privacidade são introvertidas. Não deve ser confundida introversão com timidez. Existem pessoas extrovertidas tímidas e pessoas introvertidas comunicativas. Tudo depende de onde vem sua energia.

iNtuição/sensação é sobre como o indivíduo absorve informações. A sensação se dá através dos cinco sentidos enquanto a intuição é um "meio sentido" a mais. Pessoas intuitivas absorvem informação comparando com seus valores e pensamentos para absorver a verdade sobre aquilo e avaliar possibilidades enquanto as sensoriais acreditam no que veem, cheiram, etc. Intuitivos parecem "viver na lua" e sensoriais são pés no chão.

Emoção/razão é sobre como a pessoa toma decisões. Pessoas emotivas consideram as emoções envolvidas, valores e gosto acima de tudo nas escolhas enquanto as racionais preferem o que faz sentido lógico e valorizam verdades objetivas.

Julgamento/percepção é sobre estilo de vida. Julgadores preferem planejar, seguir estruturas, tomar decisões de maneira rápida e ter as coisas decididas, enquanto perceptivos gostam de deixar as coisas em aberto para adaptar-se caso necessário, são mais flexíveis, tomam decisões no último segundo e são estimulados por novidade.


Através disso chegamos a 16 possíveis combinações. São elas: ESFP, ESTP, ISTP, ISFP, ISFJ, ESFJ, ESTJ, ISTJ, ENFJ, ENFP, INFJ, INFP, ENTJ, ENTP, INTJ e INTP. NÃO EXISTE MELHOR NEM PIOR. Todos os tipos são necessários pra sociedade funcionar bem.

E a quatro temperamentos: SJ(tradicionais/guardiões), SP(artesãos/aventureiros), NF(idealistas) e NT(racionais).

Note que para não confundir intuição com introversão, para o primeiro foi adotada a letra N e ao segundo a letra I.


Parte II) Descrição dos temperamentos

- SJ(guardiões): valorizam estabilidade, segurança. São pessoas trabalhadoras e realistas. Exemplos: Henry Ford, Getúlio Vargas e Madre Teresa.

- SP(artesãos): Vivem por aventura, liberdade, prazer e ação. Aprendem as coisas fazendo-as. Exemplos: Neymar, Michael Jackson e Madonna.

- NF(idealistas): São otimistas, valorizam a união, sentem e compreendem bem a si mesmos e as outras pessoas. Veem como missão mudar o mundo para melhor. Exemplos: Nelson Mandela, Jesus Cristo, Princesa Diana, JK Rowling e Hitler(esse último um péssimo exemplo rs).

- NT(racionais): Determinados, estratégicos e teóricos. Valorizam a inteligência, a criação e o conhecimento. Seu papel também é fazer a sociedade evoluir. Enquanto os NFs fazem a sociedade avançar com seus sonhos, os NTs bolam estratégias que coloquem isso em prática. Exemplos: Mark Zuckerberg, Allan Kardec, Bill Gates, CS Lewis e Presidenta Dilma.

Parte III) Funções cognitivas

Como disse na primeira parte, a personalidade humana é composta de sensação e intuição (funções perceptivas) e pensamento e sentimento (funções de julgamento). Jung acreditava que cada um desses processos podia ser voltado ao mundo extrovertido ou ao introvertido. Nascem assim as funções e vou acompanhar com suas descrições.

- Sensação introvertida: recorda com detalhes fatos e experiências passadas
- Sensação extrovertida: o que tá acontecendo agora? que movimentos posso fazer?
- Intuição introvertida: prevê acontecimentos, atraído pelo simbólico e significativo.
- Intuição extrovertida: cria diversas ideias, muitas vezes desconexas.
- Sentimento introvertido: O que é certo e o que é errado? Avalia os próprios princípios.
- Sentimento extrovertido: considera os outros e as suas necessidades
- Pensamento introvertido: categoriza e analisa.
- Pensamento extrovertido: aplica critérios e organiza.

É antinatural uma pessoa ser boa tanto em sensação introvertida como em sensação extrovertida, por exemplo. Uma delas será inconsciente e raramente acessada.

Cada pessoa tem quatro dessas funções de uso consciente. São dispostas assim: função dominante, função auxiliar, função terciária e função inferior.




Como as funções se comportam nos tipos.


Parte IV) Algumas observações

- Depois que descobrir seu tipo veja a descrição nos sites para ver se combina com você. Se tiver sido sincero, baterá.

- Caso tenha dado diferença entre o tipo pelas dicotomias e pelas funções cognitivas, acreditem mais nas funções cognitivas, pois é mais seguro.

- Na internet correm preconceitos com certos tipos. Espero que quem esteja lendo isto não vá para o lado dos que compartilham dessas ideias ridículas e faça bom proveito conhecendo cada vez mais a si e suas forças e fraquezas.


Sites com teste MBTI que já testei e recomendo:

http://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade
http://inspiira.org/
http://www.humanmetrics.com/cgi-win/jtypes2.asp  (em inglês)
http://functiontest.besaba.com/index.php (teste das funções cognitivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário